Biografia

Rogério Timóteo

ROGÉRIO TIMÓTEO nasceu em Anços, Sintra em 1967.
 

Desde cedo se interessou pelas artes, mas foi no encontro com Mestre Anjos Teixeira, de quem foi aluno durante cinco anos, que abriu os horizontes para a escultura. Reforçando essa aprendizagem, frequenta o curso “Novas Tecnologias do mármore” em Vila Viçosa e o curso de desenho – Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa.

 

Tendo nascido e crescido numa região predominantemente ligada à extração e transformação de mármores é com naturalidade que escolhe o mármore como matéria-prima preferencial para as suas esculturas, não excluindo, no entanto abordagens a novos materiais e técnicas, tais como bronze, ferro e mais recentemente resinas.


Conta já com 35 exposições individuais e participou em mais de 200 exposições coletivas, em Portugal e no estrangeiro.

 

Encontra-se representado em coleções particulares em Portugal, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Escócia, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Luxemburgo, Polónia, Suiça e Uruguai

 

Nos últimos anos, tem sido convidado para realizar exposições no estrangeiro, tendo exposto a sua obra em França, Espanha, Luxemburgo, Alemanha, Nova Iorque e Londres.

 

Realizou 26 esculturas colocadas em espaços públicos, incluindo 8 esculturas de grandes dimensões, nomeadamente, 

“Mergulhos” – Linda-a-Velha; 
“Eternidade” – Sintra; 
“Evolução” – Montelavar – Sintra; 
“Horizonte” – Cascais; 

“Jardim do Logos” – Sintra; 
“Matriz” – Carnaxide – Oeiras; 
“Pulsare” – Carnaxide e 
“Ritos de Passagem” – Queluz – Sintra.